Openredu em Docker

Colaboradores da empresa Viitra divulgam nova versão da rede social educativa

Com a contribuição de colaboradores da empresa Viitra, acaba de ser publicada uma nova versão do Openredu no github. A realização da nova versão foi liderada pelos colaboradores da comunidade Openredu: Heitor Sammuel Carvalho Souza, Juliano Cezar Teles Vaz e Danilo Monteiro Ribeiro. Esses últimos são os responsáveis pelos testes da nova versão.

A nova versão permite que a aplicação Openredu instalada de maneira “dockerizada“. Essa nova distribuição permite que os interessados em adotar o Openredu tenham uma facilidade extrema para colocar suas instância no ar.

O Docker cria contêineres para você, de forma que sua aplicação será executada em um ambiente isolado, como se estivesses em “outra máquina” ou em um servidor. Ou seja, não vai precisar instalar nada em sua máquina, apenas o Docker. Isso evita poluir o seu ambiente com as instalações de diversas aplicações para a funcionalidade da plataforma. Faltam alguns ajustes relacionados a certificados de segurança mas isso será feito em breve.

A nova versão encontra-se em https://github.com/OpenRedu

Agora o deploy  (“instalação”) está bem facilitado. Para realizar a instalação para ambiente de desenvolvimento, os interessados em contribuir com o desenvolvimento de código devem seguir esse tutorial que já está no nosso fórum. Quanto a instalação para ambiente de produção, existem algumas nuances que serão adicionadas nesses mesmo tutorial.

A instância da UFPE em http://openredu.ufpe.br já está com Docker. Mais importante, a migração aconteceu sem a necessidade de perda dos dados. Quem já tinha uma conta pode entrar normalmente com seu login e senha.

Mais sobre o Openredu

O Openredu é uma rede social educativa criada para ​inspirar novas práticas de ​ensino entre alunos, professores e instituição promovendo a criação de uma comunidade aprendizagem.​ A experiência de usuários com o Openredu é a sua principal vantagem. Suas interfaces foram concebidas para que professores e alunos não necessitem de treinamento quando iniciam a usar o ambiente. O seu modelo combina as funcionalidades de um sistema de gestão de aprendizagem (Learning Management System, LMS) e de uma rede social.

A segunda vantagem do Openredu é a possibilidade de integrar o mesmo com todos os sistema legados da instituição via a sua API (Application Program Interface) cuja documentação encontra-se em http://developers.openredu.org.

A terceira vantagem do Openredu está na integração plana com aplicativos para celular. Em um deles o professor pode criar materiais nos formatos de imagem, foto e vídeo e compartilhar com seus alunos usando apenas o celular. A experiência com os aplicativos também não necessitam de treinamento para iniciar a usar.

Uma quarta vantagem do Openredu, em relação às plataformas de empresas é que o mesmo é um software livre. Sua comunidade está organizada em http://openredu.org. Esse tipo de licença permite que o cliente não dependa de apenas um fornecedor, permanecendo com aquele que melhor atender suas demandas sem necessidade de trocar de produto.

Compartilhe