Reunião de planejamento 2018

A Comunidade de Software Livre Openredu.org se reuniu no último sábado (03/03) para discutir o planejamento estratégico da comunidade e da plataforma open source.

Os líderes e demais voluntários da comunidade estiveram presente na reunião de planejamento, onde foram discutidos temas como processo de voluntariado, estratégias de atualização da plataforma e diversos assuntos relacionados às lideranças e seus papéis durante o ano de 2018. Na ocasião também foram apresentadas as metas e conquistas de 2017, onde o gerente de projetos Leandro agrupou as listas de metas e seus status daquele ano.

Em 2018 a comunidade está mais madura enquanto a construção das lideranças, possibilitando um alcance maior e descentralizado da comunidade. Entre as metas de 2018 estão a participação efetiva em eventos de desenvolvimento (em especial Ruby e Rails), massificação da comunicação, atualização do framework core, atualização do front-end e publicação do novo App que dará muito mais possibilidades aos educadores e alunos.

Com as novas metas da comunidade surgem diversas oportunidade para colaboradores de diversas áreas: educacional (educadores, tutores, usuários e diretores), desenvolvimento (programadores back, front-end e mobile), design (gráfico, UX, UI), comunicação (jornalistas, social media) e prestadores (implantação e parceiros de desenvolvimento).

O Openredu.org é uma plataforma de Software Livre, desenvolvido para ser uma rede social de educação à distância. Atualmente está na versão 1.1, a plataforma já é utilizada por milhares de alunos em instituições como as da SEE-PE e entre as metas de 2018 está a evolução para adoção e implantação em secretarias de diversos estados brasileiros.

A comunidade conta com a parceria da Viitra.UFPE, laboratório vinculado à UFPE que realiza os convênios de implantação e é responsável pela sustentatibilidade dos projetos que representa. Através do laboratório é possível realizar implantação de sistemas desenvolvidos na instituição (como é o caso do Openredu.org) em empresas e entidades, fornecendo equipe técnica e treinamento especializado.

Compartilhe