Institucional

A força da academia

Mantemos uma estreita colaboração com o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Alunos de mestrado e doutorado desse grupo realizam pesquisas envolvendo o Openredu. O temas vão de gamificação à análise de dados de colaboração, passando uma uma ampla gama de tópicos atuais de pesquisa. As teses, dissertações, monografias e artigos sobre o Openredu estão disponíveis no Scribd do CCTE.

Os primeiros estudos ajudaram a delinear as primeiras funcionalidades do ambiente de aprendizagem. Esse primeiro estudo versava sobre a habilidade de autorregulação da aprendizagem:

MELO, Cássio de Albuquerque. Scaffolding of self-regulated learning in social networking. 2010. 132f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.Acesse aqui

As referências correspondem a estudos que permitiram conceber, evoluir e avaliar o uso do Openredu ao longo dos anos. Alguns estudos foram realizados com o Openredu em operação:

LIMA, Luiz Claudeivan Cruz. Análise das práticas docentes de planejamento e mediação em redes sociais no ensino médio. 2011. 132f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Acesse aqui

de ABREU, João Alberto Brito. Análise das práticas de aprendizagem colaborativas em Redes Sociais virtuais no ensino médio. 2011. 132f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.Acesse aqui

BEZERRA JR., Elias Vidal. Análise da efetividade da prática docente no processo de ensino de programação orientada a objeto mediado por meio de rede social educativa. 2011. 132f. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Acesse aqui

de SOUZA, Flávia Veloso. Estratégias de autorregulação de aprendizagem mediado por ferramentas de schedulling em uma plataforma social educacional. 2012. 132f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.Acesse aqui

Aplicação mobile e API

Quem desejar usar o código para criar outras aplicações de mobile learning, podem dispor do código em: https://github.com/Openredu/mobile.

A documentação da API do Openredu encontra-se em: http://developers.openredu.org

Outras colaborações e repositórios

 

 

 

 

O processo de criação iniciou com este trabalho:

SANTOS, Hugo Lima. Design de interação para distância transacional por dispositivos móveis. Monografia de conclusão de curso, Centro de Informática da UFPE, 2011. Acesse aqui

SILVA, Helder. Auto-regulação em empresas: Uma ferramenta de e-learning, Monografia de conclusão de curso, Centro de Informática da UFPE, 2011.

DINIZ, Paulo Otávio Dantas. Distância transacional em plataforma social móvel de ensino. Monografia de conclusão de curso, Centro de Informática da UFPE, 2012. Acesse aqui

de OLIVEIRA Alice Lucena Cavalcanti. Mobile Learning: Suporte na criação de cenários de aprendizagem fora do contexto escolar, Monografia de conclusão de curso, Centro de Informática da UFPE, 2012.

O livro apresenta os conceitos do ambiente Openredu para educadores, exemplificando como novas e poderosas situações de ensino mediadas por tecnologia podem ser criadas. Participaram conosco da elaboração do livro pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Ciência da Computação e Educação da UFPE.

Acesse a versão digital > Educar com Redu (Scribd).

Este apresenta o ambiente virtual de aprendizagem Openredu como uma evolução das tecnologias educacionais, tendo como base conceitos de teorias de aprendizagem, colaboração e prática de ensino. Agradeceria se pudesse fazer chegar estes materiais ao maior número de Educadores.

Compartilhe

O pacote global de software Openredu tem direitos reservados para vários autores registrado junto ao INPI. Ele é um Software Livre e de Código Aberto e tudo isso é fornecido sob os termos da licença GNU General Public License versão 2 publicada pela Free Software Foundation.

Openredu e a documentação do Openredu são distribuídos na esperança de que eles vão ser útil, mas SEM NENHUMA GARANTIA; sem mesmo a garantia implícita de COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM. Consulte a Licença Pública Geral GNU abaixo para mais detalhes.

Leia o texto da licença na íntegra: GPL-v2

 

Compartilhe

O Openredu é uma plataforma de aprendizagem nas nuvens; uma tendência na área de tecnologia educacional. O Openredu apresenta-se como uma solução para ordenar e resignificar a comunicação e a prática educativa entre pais, alunos, professores e instituição, promovendo a criação de uma comunidade integrada para promover o desenvolvimento dos participantes.

 


  • Fórum

    Tire suas dúvidas no fórum da comunidade

  • Livro

    O livro apresenta os conceitos do ambiente Openredu para educadores, exemplificando como novas e poderosas situações de ensino mediadas por tecnologia podem ser criadas.

  • Documentação

    Saiba mais sobre as funções específicas ou tire dúvidas de uso do Openredu.
    A documentação esta disponível para professores, programadores e alunos.

  • Material de ensino

    Os materiais são apostilas e outras fontes de informação das suas tecnologias e estão disponíveis em nosso perfil no Scribd. Lá você pode encontra materiais do nosso curso de formação.

Compartilhe

Open, como a educação deve ser.

Entre para o time de colaboradores

Designer

Construa boas experiências

Reconhecemos a importância da estética aliada à função. Por isso precisamos sempre de boas ideias para projetar boas experiências.

comece por aqui

Desenvolvedor

Start Kit

Conheça, aprenda, desenvolva e aprimore o Openredu.
Com a sua ajuda continaremos a construir a melhor rede social educacional do mundo.

colabore

Professor

Descubra e compartilhe

Organizamos o conjunto de materiais que podem ser utilizados por professores para entender o ambiente de aprendizagem Openredu.

entenda e compartilhe

Apoiadores

Apoie a inovação

Apoiadores são pessoas físicas ou jurídicas que desejam financiar com recursos ou benefícios a evolução da comunidade.

apoie

Prestadores

Vamos crescer juntos

Organizamos materiais que orientam empresas a prestar serviços baseados no Openredu. Os serviços podem ser de implantação e customização da plataforma.

Compartilhe

32000 usuários não podem estar errados

Eles são professores, alunos, coordenadores e empresários

Livre

Grande comunidade de professores, alunos e desenvolvedores que podem utilizar e customizar/melhorar a plataforma que é gratuita

Inovação

Todos os processos são baseados em pesquisas e estão em melhoria contínua

Multiplataforma

Disponível para diversos navegadores e para plataforma Android


Você e…

10Instâncias

32000Usuários

25Trabalhos acadêmicos

Não estão sozinhos.

Compartilhe

Queremos ser a maior referência em plataforma de ensino. Somos a rede social educacional que faltava.

Leia mais…